Ossos humanos
O osso temporal (os temporale ) consesite em três porções: a parte escamosa (pars squamosa), a parte petrosa (pars petrosa) e a parte timpânica (pars tympanica).
A escama tem forma de uma concha, é fina e translúcida, e compõe as partes anterior e superior do osso . O processo zigomático (processus zygomaticus) é um longo arco que se projeta da parte inferior da escama .
A porção petrosa, ou pirâmide, entra como uma concha entre os ossos esfenóide e occipatal, na base do crânio.
A porção timpânica é uma lâmina encurvada de osso situada abaixo da escama e anteriormente ao processo mastóide (processus mastoideus). Nela há um orifício, denominado meato acústico externo (meatus acusticus externus), que tem aproximadamente 2 cm de comprimento e está levemente dirigido para a frente ; ao mesmo tempo , forma uma pequena curva , de tal maneira que o soalho do canal é convexo superiormente . O processo estióide (processus styloideus) é delgado, pontudo e de comprimento variável, projetando-se para baixo e para a frente, da face interna até o osso temporal .
OSSO ESFENÓIDE
O osso esfenóide (os sphenoidale) situa-se na base do crânio, anteriormente aos temporais e à porção basilar do occipital. Assemelha-se a um morcego de asas abertas e é dividida em uma porção mediana ou corpo.
O corpo do esfenóeide tem formato mais ou menos cubóide e é cascavado para formar duas grandes cavidades, os seios esfenoidais (sinus sphenoidalis), separados entre si por um fino septo. Posteriormente, encontra-se uma profunda depressão , a sela turca (sella turcica), cuja parte mais profunda , a fossa hipofisária (fossa hypophysialis), aloja a glândula hipófise .
As asas maiores (ala major) são dois processos ósseos robustos que partem dos lados do corpo.
As asas menores (ala minor) são duas lâminas triangulares finas que surgem das porções superior e anterior do corpo e, projetando-se lateralmente, terminam em pontas agudas. O processo pterigóideo (processus