Ossos do Viscerocranio
1- Ossos do ViscerocrânioComo os ossos do crânio, os ossos da face são unidos de maneira imóvel por suturas,com exceção da mandíbula, que possui uma articulação móvel. São eles:
-
1 mandíbula
-
1 vômer
-
2 maxilas
-
2 zigomáticos
-
2 nasais
-
2 lacrimais
-
2 conchas nasais inferiores
-
2 palatinos1.1) Nasais ( 2 )Formam a ponte do nariz. Superiormente articulam-se com o frontal, formandouma pequena porção do teto da cavidade nasal.1.2) Palatinos ( 2 )Formam a parte posterior do teto da boca ou palato duro ou o assoalho do nariz.Principais acidentes e estruturas dos palatinos:
-
Forame palatino maior
-
Forame palatino menor
-
Espinha nasal posterior
-
Lâmina horizontal1.3) Maxilas ( 2 )Formam o maxilar superior, originando junto com os ossos palatinos a regiãodenominada de palato. São articuladas ao nível da sutura intermaxilar na linhamediana. Esta fusão normalmente se completa antes do nascimento. Quando os doisossos não se unem, o defeito é conhecido como fenda palatina e geralmente estáassociado ao lábio leporino. Principais acidentes e estruturas das maxilas:
-
Forame infra-orbitário
-
Espinha nasal anterior
-
Sutura intermaxilar (palatina mediana)
-
Fossa incisiva
-
Processo alveolar e processo palatino
-
Seios maxilares1.4) Zigomáticos ( 2 )Chamados de malares ou maçã do rosto, localizando-se sobre as maxilas eformando parte da parede lateral e do assoalho da órbita. Principais acidentes eestruturas dos zigomáticos:
-
Forame zigomático facial
-
Processos frontal e temporal
-
Arco zigomático junto com os ossos temporais1.5) Lacrimais ( 2 )Formam parte da órbita no ângulo interno do olho, localizando atrás do processofrontal da maxila. Apresentam uma fossa onde se localiza o saco lacrimal com um canalpara a passagem do ducto nasolacrimal