Ossos do tronco
CONCEITO
1- Os ossos do tronco formam a chamada caixa torácica que protege os pulmões e o coração. São formados por ossos planos como o esterno e as costelas, e irregulares como as vértebras, formando a porção truncal do esqueleto axial. Resumindo temos:
-
33 vértebras
-
1 esterno
-
24 costelas (12 pares)
Vértebras (33)
São rígidas o bastante para fornecer o suporte adequado para o corpo,contudo os discos intervertebrais permitem o alto grau de flexibilidade. As vértebras fornecem proteção para a delicada e vital medula espinha lA coluna vertebral é formada por uma série de 33 vértebras separadas e acolchoadas pelos discos intervertebrais, sendo uma vértebra típica caracterizada pelos seguintes aspectos:
-
Corpo: na porção anterior, espessa e discoide.
-
Arco: formado por dois pedículos que se projetam posteriormente. Tem osso forame vertebral, além de três processos, um espinhoso e dois transversos para a inserção muscular.
-
Lâminas
-
Processos articulares: dois superiores e dois inferiores.
-
Forames intervertebrais: para a passagem de nervos que entram e saem da medula espinhal.O nome e o número das vértebras são dados regionalmente de cima para baixo. Dessa forma temos na classificação das mesmas o seguinte:
-
7 cervicais
-
12 torácicas
-
5 lombares
-
5 sacrais
-
4 coccígeas As cervicais, torácicas e lombares são chamadas de vértebras móveis,enquanto a sacral e a coccígea são chamadas de fixas e pertencem tanto ao esqueleto axial como ao apendicular, participando da formação da pelve.
1.1.1) Cervicais (7)São as menores vértebras, sendo mais largas no diâmetro lateral do queno diâmetro ântero-posterior. O processo espinhoso de todas as vértebras cervicais exceto da primeira e da sétima são bífidos ou bifurcados e o processo transverso é perfurado por um forame que permite a passagem da artéria vertebral. A primeira cervical é chamada de atlas, a segunda de áxis e a sétima de vértebra