Ossos do crânio e coluna
OSSOS DO CRÂNIO E COLUNA VERTEBRAL
Curso: Técnico de Farmácia - Pronatec
Crânio
O que é o Crânio
Termo usado para definir a estrutura rígida (dura), cartilaginosa ou óssea, localizada em posição anterior em relação à coluna vertebral em todos os animais vertebrados. Função do crânio
O crânio possui a função de armazenar e proteger o encéfalo, além de proporcionar fixação aos músculos do rosto e da boca. Composição
Em alguns vertebrados inferiores, o crânio é formado por cartilagem durante toda a vida do organismo. Nos vertebrados mais evoluídos, como o ser humano, o crânio é cartilaginoso durante a fase de embrião e se calcifica no começo da vida após o nascimento. até ficar rígido.
O crânio é composto por 22 ossos separados, o que permite seu crescimento e a manutenção da sua forma. Esses ossos se encontram ao longo de linhas chamadas suturas, que podem ser vistas no crânio de um bebê ou de uma pessoa jovem, mas que desaparecem gradualmente por volta dos 30 anos.
O crânio abriga o neurocrânio ou calvária (invólucro protetor do encéfalo e das meninges) e o viscerocrânio (esqueleto da face, protetor das cavidades nasal, oral, órbitas e aparelhos de mastigação).
O neurocrânio ou calvária é composto por 8 ossos: frontal, parietais, temporais, occipital, esfenóide e etmóide.
O viscerocrânio é composto por 14 ossos: lacrimais (2), nasais (2), maxilar (2), zigomático (2), palatino (2), conchas nasais inferiores (2), mandíbula (1) e vômer (1).
A abóbada craniana é o teto do crânio. A base do crânio é um assoalho formado pelos ossos etmóide, partes do occipital e partes do temporal.
Fossas do crânio
- Fossa anterior: frontal, etmóide e esfenóide.
- Fossa média: ossos maiores do esfenóide, parte dos temporais lateralmente e posteriormente.
- Fossa posterior: occipital, esfenóide e temporal.
Ossos que formam a órbita: esfenóide, etmóide, frontal, lacrimal, maxila e zigomático.