Ossos do corpo esquelético
O esquelo é composto de 206 ossos:
Cabeça = 22 Crânio = 08 Face = 14
Pescoço = 8
Tórax = 37 24 costelas 12 vértebras 1 esterno
Abdômen = 7 5 vértebras lombares 1 sacro 1 cóccix
Membro Superior = 32 Cintura Escapular = 2 Braço = 1 Antebraço = 2 Mão = 27
Membro Inferior = 31 Cintura Pélvica = 1 Coxa = 1 Joelho = 1 Perna = 2 Pé = 26
Ossículos do Ouvido Médio = 3
CAIXA TORÁCICA
MEMBROS E CINTURAS ARTICULARES
Cada membro superior é composto de braço, antebraço, pulso e mão. O osso do braço –úmero- articula-se no cotovelo com os ossos do antebraço: rádio e ulna. O pulso constitui-se de ossos pequenos e maciços, os carpos. A palma da mão é formada pelos metarcarpos e os dedos, pelas falanges ou artelhos.
Cada membro infeior compõe-se de coxa, perna, tornozelo e pé. O osso da coxa é o fêmur, o mais longo do corpo. No joelho, ele se articula com os dois ossos da perna: a tíbia e a fíbula. A região frontal do joelho está protegida por um pequeno osso, a patela. Os ossos pequenos e maciços, chamados tarsos, formam o tornozelo. A planta do pé é constituída pelos metatarsos e os dedos dos pés (artelhos), pelas falanges.
Os membros estão unidos ao corpo mediante a um sistema ósseo que toma o nome de cintura ou de cinta. A cintura superior se chama cintura escapular (formada pela clavícula e pela escápula ou omoplata); a inferior se chama cintuta pélvica, popularmente conhecida como bacia (constituída pelo sacro – osso volumoso resultante da fusão de cinco vértebras, por um par de ossos ilíacos e pelo cóccix, formado por quatro a seis vértebras rudimentares fundidas). A primeira sustenta o úmero e com ele todo o braço; a segunda, dá apoio ao fêmur e a toda a perna.