osmosis jones
O Hospital
A pálavra vem do latim hospes que significa hospede, inicialmente, os hospitais surgiramcom a qualificação apenas de albergue, de hospedaria, onde os desprotegidos da sorte eram recolhidos e alimentados.
Anteriormentecom aparecimento, das molestias repelentes, das doençans de formantes, iniciou-se a exigencia do isolamento desses pacientes apenas como defesa da sociedade. Inicia-se uma nova area de responsabilidade em que o hospitaldeve atuar.
A definição segundo a organização de saúde (OMS) " O Hospital é elemento de uma organização medica, cuja função consiste em assegurar assistencia médica completa, curativa e preventiva a população e cujos serviços externosse arrediam até a célula familiar considerada em seu meio, é um centro de medicina e de pesquisa biossocial.
Para o ministerio da saude: o hospital é oarte integrante de uma organização meduica e social cuja função basica consiste em proporcionar a população assistencia medica integral, curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive domiciliar, constituindo-se também em um centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saude, bem como de encaminhamento de paciente, cabendo-lhe supervisonar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente.
Função do hospital-preventiva principalmente nos ambulatorios, onde pacientes retornam após a alta para controle e prevenção.
Educativa atraves de esducação sanitaria e pratica de saude publica visando o paciente, a familia a comunidade. Sob o ponto de vista de formação e aperfeiçomento de profissais de saúde o hospita exrece papel fundamental, pois e onde se colocam em pratica os conhecimetos teoricos e inovações relacionadas a saúde.
Pesquisa o hospital serece de campo para a pesquisa cientificas relacionadas a saúde.
Reabilitação: construir na reabilitação dos pacientes,visando proporcionar condições de retornar ao seu meio e as suas atividades.
Curativa: no brasil