Osmose
Osmose
A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células.
A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos)
Este tipo de transporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é considerado um tipo de transporte passivo, a osmose pode ajudar a controlar o gradiente de concentração de sais nas células.
Difusão simples
A difusão simples é um tipo de transporte passivo (não há gasto de energia celular) de um soluto através da membrana a fim de estabelecer a isotonia, ou seja, alcançarem a mesma concentração, pois o movimento é a favor de um gradiente de concentração.
Este tipo de transporte a substância passa de um meio a outro (do intracelular para o extracelular ou do extracelular para o intracelular).
Difusão facilitada
Difusão facilitada é uma modalidade de difusão - transporte passivo (Sem Gasto de energia), em que as moléculas atravessam a membrana celular com a assistência de uma proteína transportadora específica localizada em alguma membrana biológica.
Este tipo de difusão se diferencia dos demais uma vez que sua velocidade de difusão tende a uma velocidade máxima constante a medida que se aumenta a concentração da substância a ser difundida.
Bomba de sódio
A bomba de sódio (bomba de sódio-potássio - Na+/K+), é um mecanismo que se localiza na membrana plasmáticade quase todas as células do corpo humano.
A bomba de sódio e potássio é um exemplo de transporte ativo. A concentração do sódio é maior no meio extracelular enquanto a de potássio é maior no meio intercelular. A manutenção dessas concentrações é realizada pelas proteínas transportadoras
A bomba