Osmose
O fluxo efetivo de solvente é denominado osmose !!
Tipos de osmose
Exosmose - o fluxo de água é feito do interior para o exterior;
Endosmose - o fluxo de água é feito do exterior para o interior. Endosmose é o movimento resultante das forças de capilaridade no suporte. Ocorre quando o suporte é colocado em contato com o tampão. A solução é aspirada pelas extremidades do suporte e no centro deste haverá o equilíbrio. Após ligar o aparelho, a endosmose aumenta devido à evaporação do solvente e é, portanto, mais intensa nas extremidades do suporte.
Eletrosmose - é o movimento de corrente líquida derivada do fato de serem os suportes eletronegativos em relação à água e, esta se torna eletropositiva em relação aos suportes. Quando se aplica o campo elétrico, o suporte sendo fixo e a água móvel, haverá uma migração para o polo negativo. A eletrosmose é constante em toda extensão da fita e unidirecional.
Equação da osmose em vegetais[editar]
Existem dois fatores que determinam a quantidade de água na célula. São eles: fator osmótico - fator que permite entrada de água na célula; pressão hidrostática - fator que faz com que a água tenda a sair, por pressionar a membrana celulósica.
Como a quantidade de água existente na célula depende diretamente da resultante desses dois fatores, convencionou-se utilizar a seguinte equação para mostrar a entrada de água na célula vegetal:
Onde:
Sc = Capacidade da célula de ganhar água.
Si = Capacidade osmótica do vacúolo sugar água.
M = Tendência da água de sair da célula devido pressão hidroestática.
Por vezes, utiliza-se a seguinte fórmula:
Onde:
D.P.D. = Déficit de Pressão de Difusão.
P.O. = Pressão Osmótica.
P.T. = Pressão de Turgor (estado de célula túrgida).