Osmose em células vegetais
* Introdução 3 * Material 4 * Procedimento 5 * Resultados 6 * Discussão de resultados 9 * Conclusão 10 * Anexos 11 * Bibliografia 12 * Webrafia 12
Introdução
A osmose é o movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados, por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células.
A água movimenta-se sempre de um meio hipotónico (meio com menor concentração de soluto) para um meio hipertónico (meio com maior concentração de soluto) com o objectivo de se atingir a isotonia, isto é igual concentração nos dois meios, através da dupla camada fosfolipidica que permite a passagem de moléculas de água e outras, como impossibilita a passagem de solutos polares.
As células da epiderme de pétala são células vegetais e possuem um vacúolo grande, desenvolvido e pigmentado que intervém na regulação do fluxo da água e dá as pétalas a sua cor caracteristica.
Numa célula vegetal colocada numa solução hipotónica, a água entra por osmose para o vacúolo, que aumenta de volume, comprimindo o citoplasma e o núcleo contra a parece celular, designando-se este fenómeno por turgescência.
Quando uma célula vegetal é colocada numa solução hipertónica, a água do vacúolo desloca-se para o exterior da célula, diminuindo o volume do vacúolo, o citoplasma desprende-se parcialmente da parede celular, dando-se o nome de plasmólise.
Uma célula vegetal colocada numa solução isotonica, permanece mo seu estado normal. O fluxo de água é igual nos dois sentidos.
Os objectivos do trabalho são: * Visualizar a reacção das células vegetais aos meioscom diferentes concentrações ; * Perceber a influência de diferentes meios no aspecto das células; * Diferenças e semelhanças nas estruturas das células influênciadas; * Melhorar a técnica do manuseamento do microscópio; * Investigação pessoal acerca de certos elementos estruturais da