osmio
HISTÓRIA
• Foi descoberto em 1803 por Agnes Smithson
Tennant em Londres (Inglaterra), juntamente com o irídio em resíduos de platina dissolvidos em água régia.(uma mistura de ácido nítrico e ácido clorídrico concentrados).
CARACTERÍSTICAS
• Na sua forma metálica o ósmio é muito denso, branco azulado, frágil, duro e brilhante, inclusive a altas temperaturas, mesmo sendo difícil encontrá-lo nesta forma. É mais fácil obter o ósmio na forma de pó, mesmo que exposto ao ar tende a formação do tetróxido de ósmio, OsO4. O tetróxido de ósmio é tóxico
(perigoso para os olhos), oxidante energético e volátil com um forte odor.
CARACTERÍSTICAS
• O ósmio tem uma densidade muito alta, similar ao irídio. Tem o ponto de fusão mais elevado e a pressão de vapor mais baixa em relação aos outros metais do grupo da platina.
• É muito resistente a corrosão e ao ataque dos ácidos, dissolvendo-se melhor por fusão alcalina. APLICAÇÃOES
•Devido à extrema toxicidade do seu óxido, o ósmio raramente é usado na forma pura, frequentemente é usado aliado com outros metais, tais como irídio e platina, em aplicações nas quais é necessária uma grande dureza e durabilidade. As ligas de ósmio são quase que inteiramente empregadas em penas de canetas do tipo tinteiro, agulhas de toca-discos, agulhas de bússolas, eixos de diversos instrumentos e em contatos elétricos.
APLICAÇÃOES
• Uma liga de platina-ósmio contendo 10% de ósmio é usado em implantes cirúrgicos como marcapassos e válvulas pulmonares artificiais.
• O tetróxido de ósmio tem sido usado para a detecção de impressões digitais, nos processos de tingimento (coloração) de tecidos como fixador biológico para observações microscópicas, e em outras técnicas biomédicas
.
Pode ser empregado como filamento em lâmpadas incandescentes devido ao seu alto ponto de fusão.
Tetróxido de Ósmio (OsO4)
Ósmio metálico 99,99% de pureza.
Encontrado associado com a platina mas,