osm trabalho
1. A Ergonomia divide-se em três grandes áreas Cognitiva, Física e Organizacional. Elabore comentário sobre cada uma das áreas (conceitue, abra e comente cada uma de sua característica ou elementos).
R: A Ergonomia Cognitiva trata dos aspectos mentais da atividade de trabalho de pessoas e indivíduos, homens e mulheres. O olhar do ergonomista não se contenta em apontar características humanas pertinentes aos projetos de postos de trabalho ou de se limitar a entender a atividade humana nos processos de trabalho de uma ótica puramente física. Nesse movimento de idéias apreende-se o que os filósofos gregos já discutiam, a importância dos atos de pensamento do trabalhador na consecução de suas tarefas. E com isso, aprendemos que os trabalhadores não são apenas simples executantes, são capazes de detectar sinais e indícios importantes, são operadores competentes e são organizados entre si para trabalhar. E que, nesse contexto, podem até cometer erros.
Errar é humano! Mas... De quem é o erro? Que erro é esse? Como é que se produziu e como evitá-lo? São as questões para as quais a Ergonomia Cognitiva tenta produzir para eles alguns elementos de respostas. Esses elementos de resposta projetual partem de três premissas básicas: Fundamento técnico, fundamento teórico e fundamento moral.
Por Ergonomia Física entenderemos o foco da ergonomia sobre os aspectos físicos de uma situação de trabalho. E eles são inegavelmente reais: trabalhar engaja o corpo do trabalhador exigindo-os de várias formas ao longo da jornada de trabalho. A ergonomia física busca adequar estas exigências aos limites e capacidades do corpo, através do projeto de interfaces adequadas para o relacionamento físico homem-máquina : as interfaces de informação (displays) as interfaces de acionamentos (controles). Para tanto são necessários diversos conhecimentos sobre o corpo e o ambiente físico onde a atividade se desenvolve.
Numa primeira simplificação, consideremos que o corpo tem um