Osciloscopio
Osciloscópio é um instrumento de medição que permite visualizar graficamente sinais elétricos. Mostra como o sinal eléctrico varia no tempo. Neste caso, o eixo das ordenadas (Y) representa a amplitude do sinal (tensão) e o eixo das abcissas (X) representa o tempo. A intensidade (ou brilho) do écran é por vezes chamada de eixo dos (Z).
ANALÓGICO
O equipamento analógico funciona com tensões que continuamente variam, um osciloscópio analógico trabalha por aplicação direta de uma tensão que faz mover em frente do mostrador um feixe de elétrons, por deflexão acima e abaixo provocada pela tensão. Deste modo obtemos de forma direta uma imagem da forma de onda a analisar. Normalmente quando se pretende mostra rapidamente um sinal, prefere-se os osciloscópios analógicos.
Quando se liga uma ponta de prova de um osciloscópio a um circuito, o sinal de tensão adquirido é introduzido no “sistema vertical” do osciloscópio, traduzindo o modo como um osciloscópio analógico desenha um sinal medido.
Diagrama de blocos de um osciloscópio analógico.
CRT - Tubo de Raios Catódicos
Prope - Ponta de prova
Vertical System - Sistema Vertical
Attenuator – Atenuador
Vertical Amplifier – Amplificador Vertical
Trigger System - Sistema Acionado
Sweep Generator – Gerador de varredura
Horizontal Amplifier – Amplificador Horizontal
Display System - Sistema de visualização
Ramp Time Base - Rampa de base do tempo
DIGITAL
O osciloscópio digital trabalha com números binários discretos que podem estar associados a amostragens de tensões, mostra discretamente a forma de onda e usa um conversor analógico digital (ADC) para converter a tensão a ser medida na forma digital. É esta informação digital, que é usada para reconstruir a forma de onda no mostrador. Os osciloscópios digitais são preferidos quando se pretende