Oscilador digital
A aula prática de “ memória” consistiu em fazer as ligações dentro do protoboard, e testar o funcionamento, inserindo os números de 0 – 15, e fazendo a memória memorizar tais dados e repeti-los na saída.
Começou com a análise do Datasheet da memória, em que se percebeu uma memória RAM de 16K (2K x 8-Bit), com o seguinte circuito:
Utilizamos os endereços A0, A1, A2 e A3, para ligar nas entradas A, B, C e D, respectivamente, as outras entradas, A4,A5,A6,A7,A8,A9,A10, junto com o pino 24, ligou-se no Vcc (+5V), para evitar que tais barramentos de endereço fossem para o tri-state (estado de alta impedância).
Na situação da saída (Barramento de Dados), no ciclo de gravação, utilizou-se os 4 primeiros (I/O0, I/O1, I/O2, I/O3), ligando-os nas entradas E,F,G e H, respectivamente. O chip select (CS) e o output enable (OE), eram ligados, junto com o pino 12, no GND (0V), e o Write Enabe (WE), ligava no I, que poderia escolher se ele seria 1 ou 0.
Nesse momento, o aluno que manipula a máquina, passa a escrever os números no barramento de endereço e depois repeti-los no barramento de dados, para que a memória grave os números, com um porém, ao colocar do número 1 para o número 2, tem que ter o cuidado de colocar primeiro o “C” para 1 e depois descer o “D” para o 0, pois dessa maneira, a memória irá para um número superior, que ela não conhece ainda, fazendo com que ela não memorize de forma errada.
No segundo momento, a memória fará a leitura dos dados gravados nela, para isso, se faz uso dos LEDS L0,L1,L2,L3. As ligações desses leds, é a retirada dos barramentos de endereço (I/O) e colocá-los nos leds, sendo da seguinte maneira.
LO- I/O3
L1- I/O2
L2- I/O1
L3- I/O0
Feito isso, percebe-se que os números gravados anteriormente, aparecerão no display no equipamento e também nos leds.
TABELA VERDADE
A
B
C
D
Número Decimal
0
0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
0
1
0
2
0
0
1
1
3
0
1
0
0
4
0