Oscilador de uhf
Newton C. Braga
O oscilador de alta frequência, capaz de varrer as faixas de VHF e também de UHF, pode ser usado no teste de equipamentos como fonte de sinal ou ainda para demonstrações. Seus sinais, mesmo sem antena, podem chegar a várias dezenas de metros, o que possibilita seu uso como um transmissor sinalizador. Um microfone de eletreto (ou piezoelétrico) pode ser ligado em paralelo com R2 para modulação. A frequência irá depender da bobina usada e também do valor do capacitor C2, conforme a seguinte tabela 1 aproximada.
Os capacitores devem ser cerâmicos. Para C 2 pode-se obter uma capacitância baixa (1 pF, por exemplo) usando um par de fios comuns trançados, conforme mostra a figura 1.
O circuito pode ser alimentado por tensões entre 3 e 6 V e o trimmer deve ser de 10 pF de capacitância máxima. Trimmers de maiores capacitâncias, abaixam a faixa de frequências gerada, caso em que os valores desejados podem não ser alcançados. Na figura 2 temos o circuito completo do oscilador de UHF.
Uma placa de circuito impresso para essa montagem é ilustrada na figura 3.
Uma possibilidade interessante para frequências mais altas é usar uma bobina impressa, conforme exibe a figura 4.
Para testar o circuito, basta alimentá-lo e ligar nas proximidades de um receptor de VHF
(ou UHF) que sintonize a frequência gerada. O sinal deve ser captado com um chiado, se o receptor for do tipo para modulação em frequência ou amplitude.
* Matéria originalmente publicada na revista Eletrônica Total; Ano: 20; N° 148; Mai / Jun -