OSCAR
Oscar Niemeyer
INTRODUÇÃO
O arquiteto carioca, nascido em 15 de dezembro de 1907, entrou no curso de arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, em 1929. A marca pessoal de seus projetos começou a ganhar formar em seu primeiro trabalho, na sede do Ministério de Educação e Saúde no Rio em 1936, em parceria com o arquiteto franco-suíço Le Corbusier (1887-1965). O convite foi feito por Lúcio Costa (1902-1998), um dos maiores arquitetos brasileiros da época e com quem Niemeyer trabalhou durante sua formação acadêmica. A chegada de Corbusier ao Brasil transformou a forma com que Niemeyer enxergava a Arquitetura. O francês trouxe sua experiência na utilização das possibilidades plásticas do concreto e a simplicidade do desenho, que brasileiro utilizou até o fim da vida.
Ativista político
Em 1940 Niemeyer conhece Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, e realiza seu primeiro grande projeto, o Conjunto da Pampulha, no bairro na capital mineira, que incluía o cassino, a Casa do Baile, o clube e a igreja de São Francisco de Assis.
Boa parte das obras mais importantes do arquiteto serviu a projetos ideológicos e políticos. Niemeyer projetou o parque Ibirapuera e o Edifício Copan, ambos em São Paulo. Em 1956, com JK na presidência do Brasil, organizou o plano piloto de Brasília e foi responsável pela construção da nova capital federal.
A participação de Niemeyer na vida política do Brasil fez dele um intelectual comprometido com seu tempo. Comunista histórico - se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1945 -, o arquiteto teve seu escritório no Rio invadido no golpe de 1964. Depois de passar por