Oscar
É a mais antiga premiação da mídia, outras das mais importantes premiações foram inspiradas no Oscar, como por exemplo o Grammy ou o Emmy.
Diferente de seu inicio o Oscar hoje não é só mais uma premiação e sim um grande evento televisionado para quase todos os cantos da terra.
Se deixarmos as opiniões de lado poderemos ver que o Oscar é uma premiação que não abrange muito, em quase sua totalidade os indicados são apenas filmes de Hollywood, que tem grandes bilheterias. Alguns chegam ao ponto de dizer que o Oscar é um “termômetro das bilheterias”.
Os grandes ganhadores da noite sempre são melhores na ótica dos americanos, o que nem sempre condiz com a opinião do resto do mundo, e já que ele é um premio de “nicho” (apenas mercado cinematográfico americano) podemos dizer que ele não considera os outros grandes polos do cinema mundial, como por exemplo a índia.
Uma serie de críticos de cinema tem uma opinião ruim sobre o Oscar, na visão deles ela, a premiação, perdeu o seu sentido original e hoje seu sentido maior é dar mais bilheteria aos indicados e não apenas considerar o “melhor”, se isso é verdade ou não ninguém sabe dizer, mas o fato é que os indicados sempre tem seu publico alvo engrandecido.
O publico alvo sempre mais velho e consequentemente mais conservador, “não” deixa que filmes mais violentos ou diga-se de passagem “jovens” ganhem.
A conclusão que chegamos é que ao longo dos anos o Oscar mudou e que naturalmente vem tentando se atualizar, seja para atingir o publico jovem, seja para se manter interessante, podemos dizer que o publico “jovem” (18 à 45 anos), que é alvo do marqueteiros americanos, cresceu neste ano de