Oscar
2.1 Organização
A Cerimônia do Oscar da virada do século foi marcante em vários aspectos, trazendo em si idéias que inovaram o sistema de seleção e pré-seleção, mas sempre acompanhado com sigo o glamour da maior premiação cinematográfica do mundo.
No ano de 2000 a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas realizou o evento mundial, em sua 72ª edição realizada em Shrine Auditorium em Los Angeles na Califórnia. No dia 26 de março, a cerimônia honrou os melhores filmes do ano de 1999, entregando a cobiçada estatueta em 23 categorias. A cobertura total do evento foi televisionada no Estados Unidos pela ABC onde cerca de quarenta e dois milhões de americanos assistiu à transmissão,que teve como apresentador Billy Crystal. A realização do evento foi efetuada por Richard D. Zanuck, Lilifini Zanuck e Louis J. Horvitz. Esta será a primeira cerimônia que foi produzida por uma mulher, Lilifini Zanuck foi a organizadora do tão esperado evento , que até o ano foi o mais chic de toda a história, mostrando que não só o cinema está se inovando, mas também o mundo real, trazendo modificações significantes ao desenvolvimento da mesma.
2.2 Acontecimentos
Entre os fatos mais comentados da edição, o mais problemático foi o roubo das estatuetas da premiação, que seriam entregues ao comitê de organização para serem registradas, desapareceram na cidade de Beverly Hills, a companhia que ficou responsável pelo transporte das mesmas respondeu pelo roubo, todas as cinqüenta e cinco estatuetas foram roubadas, mas 7 dias após o desaparecimento ocorrido, cinqüenta e três das cinqüenta e cinco estatuetas foram encontradas por um morador que procurava caixas para sua mudança em uma lixeira de um supermercado em um bairro cubano em Los Angeles . A recuperação das tais não significou que as que foram roubadas seriam entregues na cerimônia,pois as novas estatuetas já haviam sido encomendadas após o suposto roubo. O que traz a indignação de todos os telespectadores é