Oscar Niemeyer 102 Anos
1 - Complexo Arquitetônico da Pampulha
Encomendado pelo então prefeito de Belo Horizonte Juscelino Kubitschek, o complexo da Pampulha é composto por uma série de prédios em torno de um lago artificial. Inicialmente, o projeto – idealizado entre 1942 e 1944 - incluía um clube, um cassino, um salão de danças e uma igreja. JK acrescentou uma casa de veraneio para o prefeito. A Igreja São Francisco de Assis é considerada a mais importante do projeto. Niemeyer abusou das curvas, construindo uma abóboda de concreto armado. Um mural criado por Cândido Portinari representa o santo que dá nome à igreja.
2 - Sede da ONU
Oscar Niemeyer foi um dos 12 arquitetos a participar do projeto da sede das Nações Unidas em Nova York, em 1950. Em entrevista, Niemeyer afirmou que seu projeto, o qual previa a praça das Nações Unidas, foi o escolhido. Disse, no entanto, que cedeu à pressão do arquiteto francês Le Corbusier, formando um projeto conjunto.
3 - Parque Ibirapuera
Coube a Oscar Niemeyer o projeto arquitetônico do parque Ibirapuera, o mais importante da cidade de São Paulo, para a comemoração do quarto centenário da capital paulista. Desenhado na década de 50, o prédio do Museu Ibirapuera só foi inaugurado em 2005. Com forma de trapézio, o museu construído como um único bloco e chama atenção pela escultura vermelha do arquiteto na entrada no prédio, denominada Labareda.
4 - Palácio da Alvorada
Construído em uma península no lago Paranoá, a residência oficial do Presidente da República foi construída sob os princípios da simplicidade e de pureza. O prédio é revestido de mármore, com uma fachada de vidro harmonizada com colunas brancas espaçadas de 10 em 10 metros. Inaugurado em 1958, o prédio foi o primeiro a ser inaugurado na capital federal. O palácio foi batizado por Juscelino Kubitschek. Questionado sobre o nome, o então presidente disse: ' o que é Brasília, senão a alvorada de um novo dia para o