Os Árabes na historia
UNIOESTE
Campus de Marechal Cândido Rondon
Trabalho de Historia Medieval
Acadêmicos: Gustavo Henrique Buenevides Prigol Eduardo Naibo Alexandro Da Silva
Professor: Rodrigo
Curso de História - Matutino 1º ano
Marechal Cândido Rondon 2013
O IMPERIO ISLÂMICO
A substituição dos Omíadas pelos Abassiadas na chefia da comunidade islâmica foi uma revolução histórica do Islão, tão importante como a revolução russa e francesa foi para o ocidente.
Alguns orientalistas do século XIX, influenciados pela a teoria racial de Gobineau e outros, explicavam o conflito entre Omídas e Abássidas, como um cisma religioso do Islão, com um conflito racial entre o semitismo da Arábia e o arianismo Islão. Assim considerando a vitória dos Abassidas como uma vitória dos Persas sobre os Árabes, formando o novo Império Iraniano no lugar do reino Árabe arruinado.
Embora se tenha base sobre essa teoria racial, mas tanto os Omíadas considerados árabes, não constituíam a força principal dos Omíada. E os chamados persas, não eram originalmente herdeiros dos persas, e sim os Mawali que eram Iraquianos, Sírios, Egípcios e mesmo Árabes.
Foi na insatisfação socioeconômica da população urbana menos favorecida, como os mercadores e artesões mawali que se fixavam nas praças fundadas pelos Árabes, que se originalizou a força da revolução. Com o fim das conquistas expansivas dos Árabes, que era a sua maior atividade produtora aristocracia árabe, que era a classe dominante no reino Omíada, tornou essa classe em excesso. Dando a oportunidade de uma nova forma social, e econômica serena, agrícola e comercial. Com classe cosmopolita dominante de funcionários, comerciantes, banqueiros, proprietários rurais e os Ulama, classe dos sábios, juristas,