OS G NEROS JORNAL STICOS NO BRASIL
KÉLLER MAVIANE FERNANDES RODRIGUES PERES
1º SEMESTRE/ JORNALISMO/ NOTURNO
TÉCNICAS DE JORNALISMO / PROFESSORA DÉBORA CASTRO
OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS NO BRASIL
No Brasil, os gêneros jornalísticos possuem muita influência dos gêneros da retorica, vinda com base em Aristóteles e Platão. O primeiro estudioso a classificar o conteúdo do nosso Jornalismo em gêneros foi o pernambucano Luiz Beltrão.
Depois dele, José Marques de Melo (discípulo de Beltrão), também propôs uma classificação, que é seguida hoje pela maioria de nossos veículos jornalísticos.
Os gêneros jornalísticos, segundo Marque de Melo, “não são estáticos. Ao contrario possuem tendência hibrida e dialética”. Classificam com informático, interpretativo e opinativo.
Beltrão destaca ainda que “jornalismo é antes de tudo informação, bem entendido, de fatos atuais, correntes que mereçam o interesse do público”.
Formatos dos gêneros jornalísticos
Jornalismo Informativo: Nota, noticia, reportagem e entrevista.
Inclui os gêneros que correspondem ao universo da informação, ou seja, que descrevem ou aprofundam um fato noticiável. Pressupõe objetividade e imparcialidade. Não deve conter a visão de mundo do jornalista que produziu o texto, tampouco da empresa jornalística.
Jornalismo Interpretativo: Dossiê, perfil, enquete e cronologia
Apresenta como formato principal a Grande Reportagem. É bastante comum no Jornalismo Literário e no Jornalismo Investigativo,
Jornalismo Opinativo: Editorial, comentário, artigo, resenha, coluna, crônica, caricatura e carta.
Inclui os textos jornalísticos que trazem uma leitura da realidade e não um retrato objetivo dela. Os gêneros opinativos são formados por variáveis diretamente relacionadas à empresa jornalística e ao profissional que produz o texto. Ou predomina a visão da empresa jornalística ou do autor do texto.
Jornalismo diversional: História de interesse humano, história colorida.
Jornalismo Utilitário: Indicador, cotação, roteiro,