Os vários níveis de conhecimento
Oque é conhecimento humano? É a capacidade do ser humano de pensar, de forma sensível e intelectual. Com frequência combinam-se para produzir um conhecimento misto. Por exemplo, você pode conhecer-se. Seus sentidos lhe informarão sua cor, cheiro, estatura, enfim, suas características físicas. Mas será a mente que lhe informara seus próprios pensamentos.
O conhecimento Popular ou Empírico são conhecimentos populares que o povo adquiriu com experiências do dia-a-dia, por isso também se dá o nome de empírico. Não é sistemático e está ao alcance de todos. Por exemplo, uma criança conhece seus pais, fala a língua materna. Conhecimento Filosófico é onde procura descobrir o sentido último de tudo, servindo-se da razão, o objeto da filosofia são realidades mediatas seguindo totalmente o método racional, não se limitam a dados da biologia cientifica, mas se pergunta quem é homem? De onde ele vem? Pra onde ele vai? Quais são os elementos constitutivos fundamentais. A Analise filosófica interessa-se por muitos problemas como: cosmológico, gnosiológico, antropológico, metafisico ou ontológico, ético, político, estético, pedagógico linguístico.
Se a ciências procuram descobrir como agem as coisas materiais, a filosofia tem como objetivo descobrir o porquê de tudo.
O Conhecimento teológico baseia-se na fé. A teologia é uma reflexão racional e sistemática que, porém, parte dados da fé, por isso, pressupõe a fé. A revelação pode ter um fundamento histórico. O dado de fé é uma revelação e não pode ser descoberto nem pela ciência, nem pela filosofia, nem pelo conhecimento popular, tem valor só para aquele que realiza a experiência de fé. Se a verdade é uma só, não pode haver contradição entre os vários níveis de conhecimento.