os vulcões
Placas Tectônicas
Vulcanismo
Ao longo das zonas de ruptura da Terra, condicionadas aos movimentos das placas litosféricas, concentram-se as atividades sísmicas e vulcânicas.Os vulcões são crateras ou fissuras na crosta terrestre através da qual o magma (rocha fundida que se origina em profundidade, abaixo da crosta), sobe até a superfície em forma de lava( lava é quando o magma entra em contato com a superfície e equilibrado com gases e substâncias sofre um resfriamento gradativo com o qual aumenta a sua viscosidade).
Localizam-se geralmente ao longo dos limites das placas tectônicas; a maioria faz parte de um cinturão chamado “círculo de fogo”, que se estende ao longo das costas do oceano Pacífico.
Os vulcões podem ser classificados de acordo com a frequência e violência de suas erupções. Quanto a violência: Explosiva quando além do magma, os piroclastos podem ser lançados a centenas de metros de altura, um exemplo disso é o vulcão Stromboli, na Itália. As erupções mais violentas acontecem onde as placas colidem, bordas convergentes (ex. Andes). Essas erupções expelem lava riolítica (ácidas) viscosa e explosões repentinas de gases, cinzas e piroclastos (fragmentos de lava solidificada). A lava é pouco móvel, percorre distâncias curtas. Alguns vulcões apresentam erupções de lava e cinza. Passiva quando o magma é derramado na superfície, preenchendo vales e formando vastas planícies; esse tipo é muito frequente no Havaí, onde o magma pode atingir até 50 km de extensão. As erupções não explosivas, geralmente ocorrem onde as placas se separam, ou seja, nas bordas de placas divergentes (ex. Cordilheira Mesoceânica). Estas erupções produzem lava basáltica móvel, que se espalha rapidamente por longas distâncias.
Quanto a freqüência: Os vulcões com erupções frequentes são descritos como ativos; os vulcões dormentes são os que raramente entram em erupção, e os que