Os valores pós-materialistas e a teoria da modernização
O ensaio faz uma breve comparação sobre as ideias de Dahl e Inglehart sobre a construção de valores pós materialistas e a teoria da modernização e seu impacto na formulação de valores políticos e sociais , onde a sociedade estrutura sua base de democracia.
Desenvolvimento
A essência dos Valores Materialistas consiste na apropriação de bens materiais, ou seja, a ideia de consumismo como valor que acarreta status social. Todos objetivamos melhorar nosso estilo de vida, aumentar nosso patrimônio e com isso fazer parte significativa na grade econômica. Porém o que se percebe é uma alteração de valores que consequentemente tem uma resposta na estrutura econômica e política da sociedade. Com o passar dos anos, mudamos nossas prioridades e a grande mudança veio com o desenvolvimento tecnológico. As pessoas necessitam desses meios para comunicação e utilizam da tecnologia como passaporte para expor a sua condição social.
Tudo isso reflete nas mudanças do mundo onde as tradições são alteradas para se adaptarem a essas novas particularidades que pertencem ao processo de modernização. Mas em que momento essas mudanças são positivas e negativas¿
Os aspectos positivos podem considerar o aumento da produtividade e qualidade na prestação de serviços, mão de obra mais qualificada e aumento dos níveis educacionais, dinamismo dos profissionais. Mudanças essas que influenciariam diretamente nas relações sociais num todo e principalmente no comportamento dos cidadãos em relação à política. Porém, Inglehart também leva em consideração o fato de que as bases culturais levariam cada nação a uma linha diferente de crescimento Em contrapartida, a perca de valores culturais tradicionais distintos entre diferentes regiões ocasiona perdas ao patrimônio histórico, por isso essas mudanças devem ser gradativas e conciliar o velho e o novo de forma harmônica.
Os dois artigos se propõem a discutir os processos de Modernização e sua influência direta na construção