Os três cegos
“ MARCOS 8:22-26 ”
“ LUCAS 18:35-43 ”
OS TRÊS CEGOS
1) O CEGO DE NASCENÇA => Fala daquilo que sai de dentro de Jesus, a sua palavra. Havia a necessidade de mostrar que deus queria e iria usar o homem para levar a sua palavra e fazer a sua obra. O fato de Jesus cuspir na terra deixa clara esta intenção. Importante notar na ordem que foi dada ao cego: vai e lava-te no tanque de siloé. É o momento da separação entre aquilo que é humano e o que é divino. O ato de lavar-se foi para que o barro saísse e não restasse nada humano, mas somente o divino.
2) O CEGO DE BATSAIDA => Fala de um tipo de pessoa que nunca teve experiência com a Bíblia ou com o Evangelho nem com nada. Vem do mundo, tem uma experiência com o Senhor e passa a ver, mas não com clareza. Neste momento Jesus o tira da aldeia ( do mundo ). É a santificação, a separação das coisas do mundo. Mas ele ainda não enxerga bem. Jesus dá uma nova experiência e agora ele passa a ver ao longe. Conselho: NÃO ENTRES NA ALDEIA.
3) O CEGO DE JERICÓ => Bartimeu sabia quem era Jesus e conhecia sua linhagem real ( Filho de Davi... ). Estava no caminho, só não andava nele. É o tipo do homem na religião, que sabe tudo de Bíblia e a respeito de Jesus, mas ainda não teve seus olhos abertos, ou seja, ainda não viu a luz ( Jesus ). Jesus então diz simplesmente: Vê. Ele só precisava disto para entender o projeto de Deus e passar a andar no caminho.
02.02.00 05:00