OS TRENS DE LEVITAÇÃO MAGNÉTICA COMO ALTERNATIVA TECNOLÓGICA PARA A MOBILIDADE ATUAL
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
OS TRENS DE LEVITAÇÃO MAGNÉTICA COMO ALTERNATIVA TECNOLÓGICA PARA A MOBILIDADE ATUAL
Curso: Engenharia de Produção
Diego Vinicius, Fernando Henrique, Guilherme Ferreira, Karoline Janaína,
Ludmila Cota, Philippe Luiz, Wallace Distéfano.
Professor TIDIR: Maria Ivonete Nogueira da Silva
Professores Co-Orientadores: Carlos Pankiewicz, Maria Clara, Sandro Malta
1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA
2. SUBTEMA: PROCESSOS DE PRODUÇÃO E A APLICAÇÃO DA MATEMÁTICA COMO SOLUÇÃO TECNOLÓGICA.
3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
O crescimento populacional das últimas décadas, aliado com a defasagem dos avanços no setor de transportes urbanos, levaram a uma busca por soluções e inovações que supram as lacunas e reduzam as insatisfações produzidas pelos transportes atuais.
Buscando melhorias, vamos apresentar a tecnologia dos trens de levitação magnética supercondutora, que apresenta consideráveis características benéficas, como: economia energética, baixo índice de poluição e otimização do tempo.
4. OBJETIVO
Apresentar um meio de transporte inovador e eficaz, baseado na tecnologia de levitação magnética. Explicar o princípio do funcionamento efetivo do fenômeno da levitação, e como forma de comprovação de viabilidade, mostrar que pode ser uma solução futurística para a mobilidade urbana.
5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Nota-se que nas últimas décadas houve uma notável mudança demográfica no Brasil. Apenas nos últimos dez anos ocorreu um aumento de cerca de 21 milhões de habitantes. Diante disso, o trânsito nas metrópoles vem se tornando cada vez menos eficiente (CENSO, 2010). Considerando que no atual sistema econômico o fator tempo - no transporte de pessoas, bens e informações - é decisivo, é necessário que surjam alternativas que sejam eficazes, mas também sustentáveis (CARVALHO, 2010).
Atualmente o metrô tem sido uma das alternativas mais utilizadas no transporte urbano. Porém por apresentar