Os transgênicos
Números: 04 e 30
Os transgênicos
Com o início da biotecnologia conseguimos modificar e alterar o nosso cotidiano. Conseguimos perceber essas mudanças desde na produção de sementes até o aperfeiçoamento de novas técnicas de tratamento.
A biotecnologia é o conjunto de técnicas que manipulam organismos vivos para a obtenção de produtos específicos ou modificação de produtos. A biotecnologia também utiliza o DNA em técnicas de DNA recombinante.
O DNA recombinante é uma técnica que permite juntar na mesma molécula de DNA genes provenientes de um organismo diferente, ou seja, retira genes de uma espécie e introduz em outra espécie com DNA diferente resultando então em um novo produto.
O DNA complementar consiste em facilitar a produção de proteínas de seres eucariontes em microrganismos.
Contudo, estes organismos são considerados Organismos Geneticamente Modificados (OGM), pois apresentam mudanças em seu material genético, a fim de favorecer uma de suas características.
Muitas vezes confundimos os OGMs com os transgênicos, mais nem sempre isso é verdade.
Um OGM sofreu manipulação no seu próprio material genético, enquanto um transgênico possui um ou mais genes de outro organismo em seu material genético.
Os transgênicos possuem vantagens e desvantagens, algumas vantagens são:
-Podem ser balanceados os nutrientes de um alimento, são adicionados aminoácidos e vitaminas. É possível também retirar um de seus componentes (Exemplo: a lactose do leite), a partir dessas transformações no mesmo, este pode ajudar a prevenir e até evitar várias doenças. Substâncias modificadas podem também ser utilizadas na fabricação de vacinas.
-Maior resistência em plantas reduzem e até evitam o uso de aditivos químicos.
Desvantagens:
-Cultivos transgênicos podem proporcionar um aumento alergias em relação aos cultivos convencionais.
- O lugar onde o gene é implantado pode não ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados.
Vantajosos