Os tipos de métodos
Salvador, 25 de março de 2012.
1º B
Níveis de pesquisa: Exploratória, Descritiva e Explicativa. Definições exemplificadas.
Projeto desenvolvido como exigência parcial para conclusão semestral do curso de Introdução ao Trabalho Ciêntífico, sob orientação da professora: Luiza Augusta.
Salvador, 25 de março de 2012.
Pesquisas: Exploratória, Descritiva e Explicativa:
As pesquisas exploratória, descritiva e explicativa integram as classes de pesquisa que serão escolhidas com base nos objetivos do próprio pesquisador. Tais conceituações se relacionam com as diferentes vertentes que uma pesquisa pode conter. Sendo assim, quando o objeto de estudo de uma determinada pesquisa já está definido, é necessário que se escolha quais os métodos que serão utilizados para se chegar a uma conclusão, uma definição, ou mesmo uma resposta, para aquilo que o pesquisador se propuser a analisar.
Para que comecemos uma pesquisa, é necessário à priori, saber o que é uma pesquisa e o que tomamos como base para a realização de tal estudo:
Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Minayo (1993, p.23), vendo por um prisma mais filosófico, considera a pesquisa como “atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade.” É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. É uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados”.
• Finalidades (Andrade, 2001):
– Pesquisa pura (básica): satisfação do desejo de adquirir conhecimentos,sem que haja uma aplicação prática prevista.
– Pesquisa aplicada: os conhecimentos adquiridos são utilizados para aplicação