Os tipos de documentos
ESCOLA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Disciplina: Introdução à Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia
Professora: Marlene de Oliveira
TRABALHO SOBRE O TEXTO: OS TIPOS DE DOCUMENTOS
1. O conceito de documento.
Um documento é um objeto que fornece um dado ou uma informação, pode servir tanto para a comunicação como para a transferência de informação. É o suporte material do saber e da memória da humanidade. Existe uma grande variedade de documentos, e eles podem diferenciar-se de acordo com suas características físicas e intelectuais.
2. Para que servem?
O objetivo de um documento, ou a razão pela qual foi produzido varia muito. Um documento pode ser produzido para servir como prova, ou testemunho, para preparar outro documento, para expor idéias ou resultados, para o trabalho, para o lazer, para o ensino, para a publicidade, ou para a divulgação e ainda para garantir os direitos de uma pessoa ou de uma coletividade. Também pode ser usado para consulta, estudo ou prova.
Os critérios de utilidade de um documento dependem da relação entre o assunto a ser tratado e a sua forma de tratamento e da especialidade da unidade de informação e das necessidades dos usuários. Quanto mais estreita for a esta relação, mais o documento será útil ou pertinente para o sistema.
3. Tipos de documento de:
• Ciência
Atas, Comunicação, Código, Gráfico, Ilustração, Léxicos documentais, Livro, Nomenclatura, Patente, Periódico, Relatório.
• Tecnologia
Documentos magnéticos, documentos eletrônicos utilizados em informática e que veiculam textos, imagem e som.
Boletim de informação (newsletter), Código, Disco, Gráfico, Imagem, Vídeo, Periódico.
• Arquivo
Documentos textuais como os livros, os periódicos, as fichas os documentos administrativos, os textos de leis, os catálogos, os documentos comerciais, patentes, entre outros.
Os documentos não textuais, como fotografias e