Os Sujeitos Estudantes Do Ensino M Dio E Os Direitos Aprendizagem E Ao Desenvolvimento Humano Na Rea De Ci Ncias Da Natureza
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Aldrícia França
Célia Silva
Romenique Abreu
AVALIAÇÃO REFERENTE AO CADERNO III – CIÊNCIAS DA NATUREZA
Análise do texto “Os sujeitos estudantes do Ensino Médio e os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano na área de Ciências da Natureza”
Todos os componentes curriculares envolvidos na área de Ciências da Natureza são considerados de difícil assimilação pelos alunos, por conter nomenclaturas e conceitos complexos. O ensino é visto como algo sem conexão com o cotidiano, com o fim em si mesmo; e essa visão se explica pelo fato de que os estudantes não tem uma ideia geral da disciplina, pois não participam das decisões, planejamento e das práticas de efetivação envolvidas e que são necessárias às ações de promoção da aprendizagem, bem como, não se reconhecem como sujeitos atuantes nesse processo.
O que se percebe na maioria das salas de aula são práticas tradicionais que envolvem repetição e memorização, as quais não garantem o desenvolvimento da aprendizagem. Porém, apenas romper com essas práticas não viabilizará as mudanças desejadas.
Para transformar a postura de professores e alunos em relação a apreensão de conhecimentos é necessário ressignificar as relações entre esses atores escolares, discutir propostas nesse âmbito para promoção de práticas que contribuam na formação humana integral dos estudantes, e relacionar conteúdos com observações e experiências vivenciadas.
Nesse sentido, o trabalho pedagógico deve voltar-se a uma nova concepção da relação ensino-aprendizagem inserida numa visão crítica que considere o estudante como produtor de conhecimento.
Um outro ponto a considerar é a infraestrutura necessária à viabilização de atividades inerentes às práticas de aprendizagem. Em algumas situações a vontade de mudar ultrapassa as possibilidades do professor e, às vezes, os limites da escola. Porém, nesse caso, os atores escolares precisam