Os softwares, hardwares e protocolos envolvidos no sistema de monitoramento de alarmes computadorizado
Os softwares, hardwares e protocolos envolvidos no monitoramento de alarmes computadorizado.
Bruno Diego de Araújo
Trabalho apresentado à disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido II, para obtenção de nota da I unidade.
Vitória da Conquista, novembro de 2011
Objetivos
Objetivo geral * Investigar a complexidade e a confiabilidade dos softwares, hardwares e protocolos de comunicação envolvidos na implementação de um sistema de monitoramento de alarme computadorizado.
Objetivos específicos * Identificar a forma em que a informática está envolvida na área da segurança eletrônica no Brasil.
* Identificar o funcionamento dos hardwares, softwares e equipamentos, (tais como centrais de alarme, sensores, GPRS, etc) para um monitoramento seguro.
* Identificar as configurações realizadas em aparelhos de transmissão e recepção de dados e seus protocolos.
Capítulo 1 - Introdução
Com o crescimento alarmante do índice de violência no Brasil, cresce também a procura pelos serviços de segurança eletrônica que, a cada ano, tem sua expansão na casa dos 20%[2]. Os clientes desse ramo buscam, cada vez mais, tecnologias que, aliada a uma empresa séria e profissionais competentes, fazem do negocio uma área atrativa para investimentos. Contudo, as configurações de hardwares e softwares de forma errônea e sem instruções, podem comprometer no bom funcionamento dos aparelhos e, na pior das hipóteses, trazer risco para a segurança e integridade dos usuários finais.
Este trabalho visa documentar a configuração e implementação de um sistema de monitoramento computadorizado de alarmes, analisando os requisitos necessários para o funcionamento de forma segura, tendo como base configurações de endereçamento IP (Internet Protocol), liberação de porta de acesso, configuração de aparelhos de transmissão de dados que usam a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service) e por conexão via Ethernet, não