Os sofistas - Livro Ciência Política de Reinaldo Dias – Editora Atlas
1) Qual o centro das discussões do grupo denominado sofistas? Contextualize com exemplos da contemporaneidade.
Os sofistas não acreditavam na ideia de uma verdade universal e os princípios de qualidade e relações da justiça, acreditavam que o homem podia definir e estabelecer o que é direito, de acordo com suas crenças e desejos. Baseavam a autoridade política na força, sustentavam a existência de um caráter egoísta dos homens e a desigualdade de suas capacidades. Não acreditavam na sociabilidade do homem e concebiam o Estado feito sobre uma base individualista e artificial e que a autoridade política era egoísta por natureza, onde o governo, através de um pacto social em que fortes utilizavam-se para humilhar os fracos, e os mais fracos acreditavam defender-se dos mais poderosos. Acreditavam que enquanto a lei derivasse da autoridade política, coagia e obrigava os homens a trabalhar abertamente, contra as normas da razão.
Na atualidade temos o governo em que sobrecarrega o povo com impostos altos sem dar-lhes o prometido no pacto social, um bom exemplo é o IPVA, pagamos e não temos o retorno que nos garantiria a segurança para andar em nossas estradas. Manter o asfalto sem buracos é o mínimo que um governo sério e responsável poderia fazer.
A onda de protestos feitos pelo povo nos últimos meses deixa claro que o governo não está cumprindo com o pacto social, cobram os impostos abusivos e não garante saúde, estradas boas, educação com qualidade, segurança, transporte e mais um monte de direitos que o povo deveria usufruir isso revolta o povo que sai às ruas protestando e o governo ao invés de fazer melhorar a situação faz o contrário, oprimindo o povo com a força policial e prometendo ainda mais melhorias, que muitas vezes até começam a realizar-se, mas é abandonada logo após as eleições.
2) Cite e explique um aspecto em que concordas e outro que discordas do ideário de