os simbolos olimpicos
OS ANEIS OLIMPICOS
Os cinco anéis representam os cinco continentes. Os anéis estão entrelaçados para mostrar a universalidade do Olimpismo e o encontro dos atletas de todo o mundo durante os Jogos Olímpicos.
Na bandeira olímpica, os anéis aparecem sobre um fundo branco. Combinadas deste modo, as seis cores da bandeira (azul, amarelo, preto, verde, vermelho e branco) representam todas as nações.
É um equívoco, portanto, acreditar que cada cor corresponde a um certo continente.
A utilização do símbolo
Inicialmente a forma como os anéis foram entrelaçados era um pouco estranha em relação ao que estamos acostumados hoje.
Hoje em dia, o símbolo Olímpico está sujeita a regras muito estritas. Foram estabelecidos Padrões gráficos, que determinam, por exemplo, a posição exata e a tonalidade da cor de cada anel.
A utilização do símbolo Olímpico na criação de um emblema também é estritamente regulamentada e o desenho do emblema tem de ser aprovado pelo COI.
O símbolo Olímpico, bandeira e emblemas são propriedade exclusiva do Comité Olímpico Internacional e não podem ser utilizados sem a sua autorização.
Este símbolo é um dos símbolos mais reconhecidos no mundo!
O que é um emblema olímpico?
É um desenho onde constam os anéis olímpicos conjuntamente com outros elementos distintivos.
Os Comités Olímpicos Nacionais (CONs) e os Comités Organizadores dos Jogos Olímpicos (COJOLs), têm todos um emblema com os anéis olímpicos
A CHAMA OLIMPICA
A chama olímpica é uma das características mais conhecidas dos Jogos.
A partir do momento em que a chama é acesa, é implementado um ritual muito preciso:
Acender a Chama
Em memória das origens ancestrais dos Jogos Olímpicos modernos, a chama é acesa em Olímpia (Grécia), alguns meses antes da abertura dos Jogos. A chama olímpica só pode ser acesa pelos raios do sol.
A tocha
Para cada edição dos Jogos é criada uma nova tocha. Cada corredor transporta a sua própria tocha: é a chama que é passada de corredor para corredor