Os setores da economia do brasil
“Voluntariado e Responsabilidade Social”
O que são e como se dividem os Setores?
Primeiro setor é uma terminologia sociológica que se refere ao setor público, ou seja, o Estado/Governo, também conhecido como setor parasitário.
O Segundo setor é uma terminologia sociológica que se refere ao Mercado, que é privado. Também conhecido como setor produtivo.
Terceiro setor é uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. A palavra é uma tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos para definir as diversas organizações sem vínculos diretos com o Primeiro setor (Público, o Estado) e o Segundo setor (Privado, o Mercado).
De um modo mais simplificado o Terceiro Setor é o conjunto de entidades da sociedade civil com fins públicos e não-lucrativos.
Considera-se o Estado como o Primeiro Setor, depois o Mercado como sendo o Segundo Setor, e as Entidades da Sociedade Civil formam o Terceiro Setor. * O Estado é o Primeiro Setor * O Mercado é o Segundo Setor * As Entidades da Sociedade Civil formam o Terceiro Setor
Definição do Terceiro Setor
Terceiro Setor é um termo usado para fazer referência ao conjunto de sociedades privadas ou associações que atuam no país sem finalidade lucrativa. O Terceiro Setor atua exclusivamente na execução de atividades de utilidade pública. Possuem gerenciamento próprio, sem interferências externas.
Apesar de várias definições encontradas sobre o Terceiro Setor, existe uma definição que é amplamente utilizada como referência, inclusive por organizações multilaterais e governos. Proposta em 1992, por Salamon & Anheier, trata-se de uma definição estrutural/operacional, composta por cinco atributos estruturais ou operacionais que distinguem as organizações do Terceiro Setor de outros tipos de instituições sociais.
São eles: * Formalmente constituídas: alguma forma de institucionalização, legal