OS SENTIDOS DA HUMANIDADE E DA VIDA
EAD - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
LEONARDO MENDONÇA
ANTROPOLOGIA, ETICA E CULTURA
OS SENTIDOS DA HUMANIDADE E DA VIDA
BAIXO GUANDU - ES
2013
OS SENTIDOS DA HUMANIDADE E DA VIDA
Existimos aqui na terra para desenvolvermos ao máximo a nossa capacidade de amar, chegar à plenitude do amor. No entanto, nós não nascemos sabendo amar. É preciso aprender. É preciso desenvolvê-lo. Porque o amor é fazer o outro ser feliz. E nas encruzilhadas da vida nós vemos como há uma guerra contínua entre procurar os próprios interesses ou procurar a felicidade do próximo. Uma pessoa alcança a plenitude do amor quando já não há mais nenhum, nenhum, egoísmo no seu coração: todo o seu ser é dar, dar a vida pelos outros, sem nenhuma condição, sem esperar nada em troca!
A vida é sim uma busca constante da felicidade que será perceptível se olhar com bom grado para todas as maneiras com as quais ela se realiza.Viver é uma condição de troca de valores, causas e consequências assim como o respeito ao próximo, amor e sentido a tudo o que transcorre em cada momento de nossas vidas.
Mas na sociedade em que vivemos atualmente, está muito difícil viver bem, pois tudo esta direcionado a globalização e ao capitalismo, pessoas sem tempo de usufruir os prazeres que a vida pode oferecer e as coisas mais simples e importantes para felicidade são atropeladas pela falta de tempo, pelo estresse e até mesmo pela tecnologia, onde o calor humano é substituído pelo tecnológico, perdendo cada fez mais o seu valor humano.
O estudo universitário e a ciência estão diretamente ligados a tentar melhorar a qualidade de vida da humanidade, buscando descobrir as melhores maneiras de se conseguir isso, pesquisando, discutindo, debatendo e gerando conhecimento, para nós que somos o futuro da nação. Pois como disse Karl Marx “ O homem é produto do meio em que vive”, precisamos nos conhecermos primeiro