os saberes da gestao brasileira
Gerenciar é ter em mãos o controle, o planejamento, o equilíbrio e a sensibilidade da arte; É saber lidar com os números, onde será tecnicamente mostrado neste Dossiê que irá abordar o método de gestão de um dos maiores atrativos brasileiros: o Carnaval. Método do qual hoje em dia é adotado por diversas empresas.
A GESTÃO DO SAMBA:
Conhecido mundialmente por ser uma “marca brasileira”, o carnaval é um dos eventos mais esperados do ano, que é conhecido por ser comemorado de maneira diferente em cada região do país. É conseqüente de um trabalho continuo onde exige planejamento, estratégia, trabalho em equipe, organização, criatividade e disciplina. Esses elementos são essenciais para o alcance do resultado desejado.
1. EVOLUÇÃO:
As festas com pessoas fantasiadas e mascaradas surgiram na Grécia Antiga. No Brasil, o carnaval surgiu através dos colonizadores portugueses, que naquela época tinha uma festa semelhante com o nome de Entrudo, onde baldes de águas cinza e líquidos eram atirados sobre quem passasse por perto.
Os costumes foram ficando mais sofisticados com a chegada da família real, os bailes se tornaram semelhantes aos bailes franceses, com passeios da elite social trajando fantasias luxuosas. E assim surgiram os primeiros grupos que desfilavam pelas ruas do Rio de Janeiro, dando origem as escolas de samba atuais.
2. AS ESCOLAS DE SAMBA:
Fundada em 1928, “Deixa falar” foi a primeira Escola de Samba do Brasil.
O termo escola foi intitulado pelos integrantes, pelo fato de que naquele local a cultura era compartilhada.
É nomeada por seus produtores como uma fábrica de emoções, onde existe uma linha de produção por trás do evento, cujo objetivo é entregar um show de emoção para seus “clientes”.
E para isso há todo um processo organizacional que gera empregos, movimentam setores o ano inteiro, cria um processo onde a criatividade é desenvolvida, gerencia uma grande quantidade de verba e pessoas,