Os ritos coporais entre os nascirema
1355 palavras
6 páginas
MINER, Horace. “Ritos Corporais entre os Nacirema” In: ROMMER et al.You and Others: Readings in Introductory Anthropology. Cambridge,
Winthroop Publishers, 1973.
RITOS CORPORAIS ENTRE OS NACIREMA
Um bom antropólogo se sente familiarizado com a diversidade das culturas. No entanto, as crenças e práticas dos Nacirema são tão inusitadas que devemos apontá-los como um exemplo dos extremos a que o comportamento humano pode chegar.
É interessante conhecer alguns dos rituais dos Nacirema, povo até hoje não bem compreendido. Trata-se de um grupo que vive em um território que se situa entre os Cree do Canadá, os Yaqui e Tarahumare do México e os Carib e Arawak das Antilhas. Pouco se sabe sobre sua origem, embora a tradição relate que vieram do leste. Conforme a mitologia dos Nacirema, um herói cultural, Notgnihsaw deu origem a sua nação.
A cultura Nacirema caracteriza-se por uma economia de mercado altamente desenvolvida, que evoluiu em rico habitat natural. Apesar de o povo dedicar muito do seu tempo às atividades laborativas, uma grande parte dos frutos deste trabalho e uma considerável porção do dia são despedidas em atividades rituais. O foco destas atividades é o seu próprio corpo, cuja aparência e manutenção aparecem como o interesse dominante deste povo.
A crença fundamental dos Nacirema parece ser a de que o corpo humano é repugnante e que sua tendência natural é para a debilidade e para a doença.
Encarcerado em tal corpo, a única esperança do homem é evitar estas tendências através do uso das poderosas influências do ritual e do cerimonial.
Cada moradia tem um ou mais santuários devotados a este propósito. Os indivíduos mais poderosos deste grupo cultural têm muitos santuários em suas casas, e, de fato, a alusão à riqueza de uma casa é feita em termos do número de tais centros rituais. Mesmo as moradias menos resistentes têm as câmaras de culto feitas das mais ricas paredes de pedra. Embora cada família, tenha pelo menos um dos tais