Os Ribeirinhos do São Francisco
CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA- PEDAGOGIA
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PESQUISA
KARINNE
MORPARÁ-BA
2013
KARINNE P. DE ALMEIDA MARTINS.
PESQUISA
Pesquisa sobre as comunidades RIBEIRINHAS, solicitado na disciplina de Sociologia da educação no Curso de Extensão em Pedagogia.
Orientador: Profª Caroline Oliveira.
MORPARÁ-BA 2013
Os ribeirinhos do São Francisco.
O “Velho Chico” é um território que integra 16 Municípios do Estado da Bahia, localizados no Vale do Rio São Francisco, distribuídos na margem direita: Morpará, Brotas de Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos, Ibotirama, Paratinga, Bom Jesus da lapa, Riacho de Santana, Igaporã, Matina e Malhada; na margem esquerda: Barra, Muquém do São Francisco, Sítio do Mato, Serra do Ramalho, Carinhanha e Feira da Mata. Tem uma área geográfica de 47.804,8 km², um total de 354.483 habitantes, sendo 202.972 rurais e 151.511 urbanos.
A área que integra hoje o atual município de Morpará pertencia aos de Brotas de Macaúbas e Oliveira dos Brejinhos, e emancipou-se em 1962. A tradição corrente, sem que se saiba a data exata, é de que a primeira incursão ao território tenha sido feita pelos muribecas, que exploraram o morro vizinho, no local onde hoje se acha edificada a sede municipal, tendo aí encontrado, segundo algumas fontes, ouro, chegando a construir um acampamento na margem do rio São Francisco, que teve depois a denominação de Rancho Velho. A formação do povoado deu-se, entretanto, em consequência da chegada posterior de pescadores, que aí foram se fixando por ser o local muito adequado para atividade pesqueira, que ocuparam inicialmente o local deixado pelos muribecas. O povoamento teve ainda como influência outra localidade chamada "Barra do Paramirim", ponto onde esse rio desemboca no São Francisco. Com o passar do tempo, foram surgindo os