Os Reflexos do Programa Mais Educação na Escola Jorge Luiz em Belém
1. A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO CONTEXTO BRASILEIRO
Compreender o Programa Mais Educação em sua amplitude, implica em conhecer a história sobre Educação Integral. Neste sentido, o primeiro capítulo traz uma breve discussão histórica sobre educação integral e em tempo integral no Brasil, desde suas propostas iniciais com Anísio Teixeira¹ e Darcy Ribeiro², até a sua implantação no estado do Pará. Trataremos também sobre as leis que asseguram sua implantação nas escolas até o Programa Mais Educação (PMEd) como Política Educacional.
1.1 A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL
No final do século XIX e início do século XX, nos EUA, foi criada uma corrente de pensamento liderada por John Dewey³, que propunha uma reorganização no sistema educacional, onde se desenvolvia o “ideal de educação para todos”. Essa corrente de pensamento foi denominada Movimento da Escola Nova4. A democracia é um tema central do pensamento Dewey. Segundo Cavaliere (2002, p.252):
________________________
¹ Anísio Spínola Teixeira (Caetité, 12 de julho de 1900 — Rio de Janeiro, 11 de março de 1971) foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro. Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos. Foi um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova1 , em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932. Fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.
² Darcy Ribeiro (Montes Claros, 26 de outubro de 1922 — Brasília, 17 de fevereiro de 1997) foi um antropólogo, escritor e político brasileiro conhecido por seu foco em relação aos