Os recursos tecnológicos para a criação de vídeos como um instrumento de mediação no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa: relatos de uma experiência em uma escola pública estadual no município de codó (ma).
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A CRIAÇÃO DE VÍDEOS COMO UM INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE CODÓ (MA).
Síntese: O resumo relata uma experiência da utilização de recursos tecnológicos para a criação de vídeos como um instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, à luz da teoria histórico-cultural. A prática foi aplicada em uma escola pública de ensino fundamental e permitiu uma melhor compreensão do processo de inclusão pedagógica dos discentes aos recursos tecnológicos.
Alexsandro Learte Santos
Francisco da Conceição Silva
Idovaldo Cunha da Silva
Larissa Thaís Chagas da Silva
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – UFMA
Ângelo Rodrigo Bianchini
Professor Dr. / Orientador – Departamento de Informática – UFMA
INTRODUÇÃO
Os recursos tecnológicos veem se tornando cada vez mais parte de nosso cotidiano. Podemos ver que o computador, um dos instrumentos mais utilizados, se faz presente em quase todos os lugares. Assim, torna-se essencial que o indivíduo se aproprie do conhecimento necessário sobre estes recursos para a promoção das máximas possibilidades do uso dos mesmos, no sentido de ampliar seu desenvolvimento humano.
Sabemos que a escola é um dos elementos importantes da sociedade na mediação do conhecimento, uma vez que o ser humano a frequenta desde os primeiros anos de vida.
Diante disso, este trabalho procurou compreender, em uma perspectiva histórico-cultural, como se dá essa mediação ao utilizar a tecnologia, com ênfase na criação e edição de vídeos, como um instrumento pedagógico no ensino da língua portuguesa.
Os alunos participantes realizaram pesquisas e produções textuais para a elaboração de vídeos, referentes à realidade codoense, como: saúde publica e sistema educacional, que contribuiu