os recursos naturais e a sua valorização
Andreia Salvador / Nº5
Beatriz Martins / Nº 7
Francisca Descalço /
Nº16
Inês Boloca / Nº20
Potencialidade dos recursos do subsolo Os recursos do subsolo português apresentam um potencial capaz de contribuir para a criação de emprego e para o desenvolvimento das regiões em estes são explorados. Esta valorização implica:
A procura de soluções para os principais problemas do sector (indústria extrativa – Carvão, Petróleo, Minerais
…)
A mobilização de meios políticos, financeiros, científicos e tecnológicos para o levantamento da localização de recursos ainda não aproveitados.
A implementação de políticas integradas de desenvolvimento que incluam estes recursos.
Estudo e definição de medidas que levam a sua relação de equilíbrio entre a indústria extrativa e a preservação ambiental. Utilização dos recursos de forma mais racional e eficiente. Promoção nos mercados internos e externos.
As medidas a tomar deverão respeitar as linhas de orientação da política sobre recursos naturais e proteção do ambiente definidas a nível da união europeia, promovendo a integração ambiental do sector e o seu contributo para o desenvolvimento económico-social.
Como melhorar as condições de exploração
Melhorar as infra-estruturas, como estradas, ligações telefónicas e redes de distribuição de eletricidade e água. Inventariar, avaliar e localizar os recursos do subsolo nacional, continental e oceânico, através de novos métodos e técnicas de procura e investigação.
Implementar estratégias e políticas de recursos minerais. Desenvolver e implementar políticas de ordenamento do território que incluam os recursos minerais.
Como racionalizar o processo de produção Promover o redimensionamento das empresas, para que ganhem capacidades técnicas e de gestão.
Promover a certificação das empresas, garantindo a qualidade de processos de produção e dos produtos