Os ramos da fisica
Mecânica
Esse é o ramo da Física que estuda os fenômenos que são decorrentes dos movimentos dos corpos. Trata-se do estudo dos fenômenos mecânicos, ou seja, aqueles que se relacionam com a queda dos corpos, colisão de automóveis, movimentos dos planetas, dentre outros exemplos.
Uma definição básica desse ramo da Física é aquela que diz que a Mecânica estuda os corpos em movimentos e também em repouso. Esse é o ramo mais antigo dessa ciência, pois desde a Antiguidade, o homem busca explicações para os movimentos dos corpos.
Grandes estudiosos como Aristóteles, Galileu e Ptolomeu já estudavam esses movimentos e devido a eles, foram estabelecidas algumas das principais leis da Mecânica que conhecemos atualmente.
Esse ramo da física estuda Movimentos:
Movimento uniforme e uniformemente variado;
Movimento circular;
Lançamento vertical e oblíquo.
Esses são os principais tipos de movimentos estudados pela Mecânica.
Termologia
A Termologia é o ramo da Física que estuda o calor e os efeitos que ele tem sobre a matéria. O seu nome (termo = calor, logia = estudo) significa exatamente estudo do calor. Também é um ramo da Física que existe desde a Antiguidade e os seus conhecimentos atuais são o resultado de muito estudo acumulado.
O século XIX foi o grande século da Termologia, pois foi nele que nomes como Joule, Carnot e Kelvin, realizaram inúmeras descobertas relevantes e estabeleceram alguns dos principais conceitos dessa disciplina.
Os três conceitos básicos da Termologia são Calor, Temperatura e Equilíbrio Térmico.
Calor – Uma energia que está em trânsito, indo do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura.
Temperatura – As partículas que fazem parte da constituição do corpo e que estão em constante movimento.
Equilíbrio Térmico – O momento em que dois corpos que, inicialmente estavam com temperaturas diferentes e que são colocados próximos, atingem a mesma temperatura.
Movimento Ondulatório
O ramo que estuda