OS QUATRO PILARES DA EDUCA O E A INFLU NCIA NA SOCIEDADE
Crislaine Kaoana Kruk
O ser humano encontra-se sempre em mudança. Há sempre uma necessidade de buscar alternativas para fazer acontecer o novo; e essas mudanças ocorrem tanto no âmbito pessoal como social. Para a concretização de tais alterações passamos por alguns processos. Cabe à educação nortear e facilitar a concretização dessas modificações.
A educação ao longo da vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser; esses pilares caracterizam-se por contemplar questões cognitivas, assim como questões do relacionamento humano. A educação é um processo pelo qual todos passamos, portanto, podemos frisar a importância desses quatro pilares para a convivência em sociedade e para que as pessoas possam se adaptar aos novos tempos.
Aprender a conhecer nos remete à necessidade de um conhecimento global e, ao mesmo tempo, à necessidade de desenvolver a habilidade de trabalhar em profundidade um dado número de assuntos. A especialização, devido aos avanços do conhecimento, é uma necessidade, para que se mergulhe na busca de soluções para diferentes situações, mas ao mesmo tempo, não se pode negar a relevância de uma formação cultural geral como caminho para a comunicação entre diversos saberes. Pretende-se que o indivíduo aprenda a compreender a realidade, fator necessário para que possa viver dignamente, para se comunicar e também desenvolver capacidades profissionais. É esse o momento em que precisamos adquirir os instrumentos da compreensão do momento vivido e das questões atuais da sociedade. Aprender a conhecer, indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; "aprender a conhecer significa estar atento a tudo o que acontece à nossa volta" (DANIEL, SCOPINHO, 2013, p.58)
Aprender a fazer se define como ter a capacidade de fazer escolhas, pensar criticamente e não confiar ou depender apenas de modelos