Os provocadores e os provocados
O FC Porto é sempre provocado esteja a jogar em casa ou fora, ou existe algo mais?
Corria a época 2009/2010. No final do jogo Benfica-FC Porto, Hulk, Sapunaru e companhia agrediam os “stewards” no túnel do Estádio da Luz. Segundo os dirigentes do FC Porto, os jogadores do seu clube foram provocados - Hulk e Sapunaru foram provocados pelos “stewards”, com o jogador romeno a ser agredido com um soco. Estava gerada a confusão e foi nessa altura que Hulk entrou em cena para defender o colega de equipa. No final, os dois futebolistas foram expulsos.
Basquetebol, época 2011/2012. O Benfica sagrou-se campeão em casa do FC Porto. No final do jogo, os jogadores tiveram de receber o troféu de campeão nacional no balneário dos visitantes do Pavilhão Dragão Caixa. O arremesso de objetos, incluindo cadeiras, impediu a consagração do Benfica logo depois da vitória sobre o FC Porto no quinto jogo da final, por 53-56. Recordo o que os dirigentes do FC Porto disseram no final - porque tudo tem uma origem, convém historiar. O treinador Carlos Lisboa, do Benfica, podia perfeitamente festejar a vitória de forma urbana e civilizada, mas preferiu fazê-lo provocando e insultando com palavrões os adeptos do FC Porto. Ao mesmo tempo, um roupeiro do mesmo clube arremessou objetos para a bancada, o que originou um clima de tensão que inviabilizou a entrega da Taça. Convém recordar que em momento algum houve invasão do terreno de jogo por um só adepto que fosse.
Hóquei em patins, época 2012/2013. O final do clássico deste sábado ficou marcado pela agressão do guarda-redes espanhol do FC Porto, Edo Bosch, a um adepto benfiquista presente na bancada do Pavilhão Império Bonança. Depois de ter sido decisivo para o resultado final, o jogador da equipa visitante acabou por estar em plano de destaque também após o fim do jogo, mas neste caso, pela negativa. O acto foi presenciado por elementos da PSP destacados para assegurar a segurança do desafio entre o