Os Profissionais da educação e as novas mídias de tecnologia
RESUMO
As novas tecnologias da informação e comunicação marcam uma nova etapa na educação. Percebemos nitidamente que nas escolas a tecnologia provoca certo incômodo para muitos profissionais que não fazem uso das mídias internet e material impresso, pois não adquiriram seu domínio.
O objetivo do projeto é promover a capacitação do professor permitindo que ele se sinta seguro no planejamento das suas aulas utilizando as TICs e Internet e materiais impresso como um recurso pedagógico.
Palavras chaves: Tecnologias; domínio e capacitação.
INTRODUÇÃO
Num mundo de tão rápidas transformações o domínio da tecnologia na educação, exige dos profissionais um posicionamento quanto à utilização das mesmas.
“Se somos pessoas abertas, as utilizaremos para comunicar-nos mais, para interagir melhor”. Se formos pessoas fechadas, desconfiadas, utilizaremos as tecnologias de forma defensiva, superficial. Se formos pessoas autoritárias, utilizaremos as tecnologias para controlar, para aumentar o nosso poder. O poder de interação não está fundamentalmente nas tecnologias, mas nas nossas mentes (Moran, 2001)
A dificuldade dos professores em atender alunos diferentes, com diferentes ritmos de aprendizagem, pode ser contornada com o uso de tecnologias diferenciadas.
A pratica pedagógica deve abri espaço para a interação entre professor x aluno, aluno x aluno.
Desta forma o cotidiano escolar vivenciará uma aprendizagem interativa e dinâmica construindo saberes dialéticos que proporcionarão um crescimento continuo na busca do conhecimento.
A aprendizagem é um processo continuo onde professor e aluno estão inseridos na mesma aprendizagem.
A interação faz com que o professor busque se atualizar em seus saberes e praticas pedagógica.
A relação professor aluno vivenciada no contexto educacional diante das novidades tecnológicas facilita a aprendizagem, construindo assim uma nova forma de ensinar.
A escola como um lugar