Os profissionais da contabilidade e finanças
Os registros dos traços contábeis e financeiros são, respectivamente, tão antigos quanto a própria humanidade. Desde sempre, estabelecendo uma estreita relação, que se organiza para realizar suas funções, destacando três principais setores do quadro administrativo-financeiro nas empresas: a direção financeira, a tesouraria e a contabilidade. Sendo que a área contábil e financeira reúne grande numero de profissionais em funções diversas, cujo desempenho cm eficiência eficácia dos mesmos traz com grandes benefícios, resultando no desenvolvimento e crescimento.
Há anos o brasileiro vê um mercado de trabalho competitivo, onde para conquistar uma boa inserção no mercado, precisam ser bem qualificados e saber conduzir o trabalho com ética.
Em todas as épocas, o desenvolvimento da profissão contábil, sempre estive associado a expansão comercial da região. No Brasil, há registros desde a colonização, mas só apenas a partir da chegada Portuguesa a profissão passou a ser regulada e estruturada. Apesar das dificuldades, o ensino comercial passou a ganhar força e em 1902 surgiu a primeira escola de contabilidade no Brasil. Na metade do século XX, ficou definido em lei que contador seria o profissional graduado em cursos universitários de Ciências Contábeis e técnicos em contabilidade, o que vinha de escolas técnicas comerciais, de nível médio. As funções exercidas eram quase as mesmas, mas somente os profissionais de nível superior poderiam realizar as atividades de pericia contábil e auditoria.
Nas empresas de portes médios e grandes, só o diploma universitário dá acesso ao cargo de contador ou chefe do departamento de contabilidade geralmente ficam com os cargos de analistas, assistente e auxiliar. A tendência é que o mercado cresça na área publica, pois vai ser vigorada a lei de que cada estado e município precisaram contar com profissionais da área contábil para controlar o fluxo dos recursos públicos de cada