Os professores não podem ter condutas
CENTRO UNIVERSITÁRIO EDUCACIONAL ANHANGUERA
Professor Ricardo Moura Sales
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
ATPS- ETAPA 1
SÃO PAULO
MARÇO 2013
ATPS -ETAPA1
“Os professores, não podem ter diferentes condutas para controlar a disciplina, para tomar decisões de ordem moral ou para desenvolver práticas de cidadania.”
Situação problema:
“Ao disputarem uma partida de futebol de um torneio inter-classes, dois jogadores se envolveram em uma desavença, onde chegaram as vias de fato, ocasionando suas exclusões da partida.”
Contexto:
Uma escola particular que oferece ensino fundamental e médio, situada em um bairro nobre ofertou aos seus alunos de uma faixa etária entre 12 e 15 anos, um torneio de futebol inter-classes.
Em uma partida de futebol disputada em um tornei inter-classes em um lance de uma disputa de bola dois alunos cada um defendendo a sua equipe se envolveram em uma desavença na qual o desentendimento os levou às vias de fato, se agrediram fisicamente. Mediante a esta conduta, o arbitro pra manter a ordem e a disciplina e cumprindo com as regras tomou a iniciativa de apresentar o cartão vermelho aos dois jogadores excluindo-os da partida.
As regras do torneio afirmam que todo e qualquer atleta que se envolva em atos antidesportivos ou violência explicita, sofrerá punições que pode variar desde uma advertência verbal, sua exclusão da partida até sua exclusão do torneio.
Mediante as regras a comissão organizadora e disciplinar do torneio tomou a decisão de exclui-los do torneio.
Com base no regimento interno da instituição de ensino foi tomado a seguinte decisão: os alunos foram punidos com suspensão de um dia e foi solicitado o comparecimento dos pais ou responsáveis legais a entidade de ensino.
De acordo com o Manual de Proteção Escolar e Promoção da