OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL.
Tema: OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL.
1 INTRODUÇÃO
A partir do capitalismo, que surge a política social, por meio de movimentos, mobilizações por parte da classe operária vindas das revoluções industriais no século XIX. A política social foi um processo de estratégia para resolver os conflitos.
O histórico a política social do Brasil vai encontrar na Constituição de 1988, a questão da seguridade social para o país, com uma Seguridade universal, solidária, democrática e sobre a responsabilidade do estado.
A área da seguridade social é apresentada como novidade no campo da política social brasileira, com isso os assistentes sociais têm grande participação nas políticas sociais do Brasil, apresentando elementos que esclareça e colaborem com os esforços empreendidos e intelectuais, no caminho de construir uma política social de assistência social efetivadora de direitos sociais.
2 DESENVOLVIMENTO
Na conjuntura histórica brasileira indentifica-se uma situação que vem definindo e reafirmando desde 1930, mudanças na esfera políticas e econômicas, pela identificação de um estado no seu papel articulador a um padrão de políticas de desenvolvimento na acumulação do capital a uma sociedade.
As Políticas sociais têm a contradição entre o capital/trabalho, essas políticas podem influenciar e serem influenciadas pelas relações entre o Estado, mercado e a sociedade em diferentes formas. Desde o período colonial, o Estado brasileiro desenvolveu ações na área social. A assistência ficava a cargo de irmandades religiosas, das sociedades de auxilio mútuo e ás Santas Casas de Misericórdia.
Em 1930 na política populista de Getúlio Vargas, surge o Estado de Bem-estar social, entram a Previdência Social com mecanismos de controle das classes subalternas, classes operárias. Nesse período criou-se o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e uma Legislação