Os processos de emancipa ao na frica e na sia
3136 palavras
13 páginas
INTRODUÇÃOEntre o final do século XIX e o inicio do século XX, os países industrializados transformaram o continente africano e grande parte da Ásia em colônias protetorados. A intensa disputa por esses territórios foi um dos principais motivos das duas guerras mundiais.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os impérios coloniais começaram a desmoronar e o domínio que as nações européias exerciam nesses territórios deu lugar ao surgimento de novas nações politicamente independentes.
Em geral, os processos de independência foram modificados por ideais nacionalistas e muitas vezes, com a eclosão dos conflitos sangrentos. Apesar da liberdade conquistada os traumas de décadas de espoliações e humilhações desses povos deixaram marcas profundas no continente, como a miséria e os conflitos étnicos que perduram até hoje.
Causas da descolonização
A descolonização da Ásia e da África está relacionada com a decadência da Europa, motivada pela Primeira Guerra Mundial, pela crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial.
Outro fator será o despertar do sentimento nacionalista na Ásia e na África, impulsionado pela decadência da Europa e pela Carta da ONU, que, em 1945, reconheceu o direito dos povos colonizados à autodeterminação. O ponto máximo do nacionalismo será a Conferência de Bandung (1955), ocorrida na Indonésia que estimulou as lutas pela independência.
A guerra fria e a polarização entre EUA (capitalismo) e a URSS (socialismo) também contribuiu para o fim dos impérios coloniais. Cada uma das superpotências via na descolonização uma oportunidade de ampliar suas influências políticas e econômicas.
É importante lembrar que o termo “descolonização” não deve ser confundido com o fim das mazelas coloniais. É sabido que, em muitos casos, apesar da conquista da soberania política e restabelecimento dos Estados nacionais na África e na Ásia, a condição de dependência de muitos países em relação á Europa foi mantida, principalmente a econômica. Também é sabidos que a