Os procariotos
Os procariotos, conhecidos popularmente como bactérias, são os menores organismos e os mais simples estruturalmente. Todos os procariotos são unicelulares, não possuem núcleo organizado nem organelas celulares envoltas por membranas.
A reprodução em procariontes ou conjunção ocorre a interação do genoma de uma célula com outro gene de uma outra célula por meio de uma fina projeção chamada de ‘pelo sexual” ocorrendo a transferência de DNA através de uma ponte citoplasmática chamado tubo de conjunção, a célula antes de passar pelo tubo ela deve ficar linear pois o contato com a célula ocorre muito rapidamente.
A organização gênica dos procariotos é dinâmica e composta por diferentes modalidades de moléculas de DNA: cromossomo, plasmídios, transposons e bacteriófagos são entidades moleculares independentes que ocorrem indistintamente em diferentes grupos bacterianos e que funcionam como elementos genéticos móveis. Esse cromossomo bacteriano contém tudo o que a célula precisa para seu metabolismo e ciclo vital da bactéria. O genoma é o conjunto de genes (Toda sequencia nucleotídica necessária e suficiente para a síntese de um polipeptídeo) de um organismo.
Esse genoma encontrado em procariontes possui alguma característica: ele não possui um complemento diploide de genes complemento diplóide de genes possui a Tendência de apresentar genes codificando funções relacionadas agrupados (operons) utiliza quase todo o genoma na codificação e na regulação (superposição) Colinearidade dos genes e seus produtos proteicos.
Quando se fala em genoma na codificação e na regulação é feita a cópia de cada gene e feitas várias cópias apenas do rDNA (DNA que é codifica para o rRNA) ocorrendo a sobreposição de genes.
Conjugação e transformação
As bactérias podem trocar ou transferir DNA entre elas por três diferentes formas mais em todos os casos, as células que fornecem o DNA são chamadas de DOADORAS e as que recebem são denominadas