Os problemas na Educação brasileira - um rascunho
A Educação no Brasil passou por diversos avanços, mas ainda há uma série de problemas estruturais que ainda estão profundamente relacionados com falhas históricas e que ainda perpetuaram por um longo tempo em nossa História. Visto isso, vou enumerá-los e colocar suas respectivas soluções.
Nossa cultura escolar de valores invertidos e elitista, é de conhecimento comum que o funcionamento da educação no Brasil funciona de forma invertida em relação as leis, temos educação gratuita assegurada pelas leis e pelo governo, mas o próprio funcionamento corrupto e ineficaz faz com que haja demanda, e ainda por cima, com a baixa qualidade devido aos concursos fraudados, contratos obscuros e péssimas condições de trabalho fazem com que aqueles que querem e podem pagar por um ensino melhor vão para as escolas privadas, daí já surge um abismo entre esses dois perfis de alunos.
A falta de visão estratégica do nosso governo também contribuiu e contribui para esse panorama atual, visto que, mesmo assim, tendo vários exemplos de desenvolvimento da nação devido aos investimentos em educação, o Brasil continua omisso em relação a isso, a educação de qualidade e de verdade não é prioridade.
Gestão Pública, é histórico a nossa má gestão pública, temos muitos recursos financeiros investido na educação, mas esse recursos não chegam onde deveria, fora que os gestores não conseguem trabalhar de forma harmoniosa com os elementos escolares.
A sociedade desinformada não sabe dos seus direitos, por isso não entendem e não fazem nada para melhorar, salvando-se algumas exceções. O interesse corporativista também influencia nisso, se o grande público não tem estrutura, condições decentes, a iniciativa privada vai lucrar com essa falha.
A metas propostas pelo governo não são condizentes com a realidade escolar, são apenas de interesses eleitoreiros e para satisfazer “metas” impostas por agências reguladoras internacionais. O nosso sistema ao ser